Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

 


Gambito Dinamarquês
Gambito Dinamarquês

Gambito Dinamarquês

Gambito Dinamarquês
O Gambito Dinamarquês é uma abertura de xadrez que começa com os seguintes movimentos:
  1. e4 e5
  2. d4 exd4
  3. c3
Embora seja conhecido desde cedo, foi o enxadrista dinamarquês Severin From que experimentou o gambito no torneio de Paris de 1867, sendo normalmente atribuído a ele o crédito da abertura. O Gambito foi popular com Grandes Mestres no ataque incluindo Alexander Alekhine, Frank Marshall, Blackburne, e Mieses, mas as Pretas melhoraram suas defesas na década de 20, o que a tornou rara em altos níveis de xadrez. A ECO tem registrada esta abertura sob o código C21 como sendo uma variação da Abertura do Centro.
As pretas irão sacrificar um ou dois peões para conseguir um rápido desenvolvimento no ataque. Com cuidado, as Pretas podem aceitar um ou os dois peões com segurança, ou simplesmente declinar do gambito também com boas chances.
História
Desde os primórdios a nomenclatura do Gambito Dinamarquês foi confusa. A ideia remonta do famosa partida epistolar entre os clubes de Londres e Edinburgo, em 1824 com 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.d4 exd4 4.Bc4 Bc5 5.c3 De7 6.0-0 dxc3 7.Cxc3. O sueco Hans Lindehn jogava 1.e4 e5 2.d4 exd4 3.c3 de maneira regular a partir de 1857, tendo inclusive derrotado o Campeão Mundial Steinitz com este Gambito em Londres, 1864. É possível que Severin From tenha encontrado Lindehn em Paris neste período e aprendido sobre o gambito. Lindehn invariavelmente oferecia segundo peão com 4.Bc4.
Curiosidade
  • O nome em alemão é Gambito Nórdico e em holandês Gambito Norueguês, todos historicamente errados uma vez que Lindehn era sueco.

topo