Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

 


GRANDES MESTRES DO XADREZ-978-65-990937-0-8
GRANDES MESTRES DO XADREZ-978-65-990937-0-8

 

Foi o primeiro a ter o título oficial de Campeão do Mundo.
Considerado o pioneiro do jogo posicional, defensor de uma "Teoria Científica" do Xadrez, marco do fim da "Era Romântica" e início da era do "Xadrez Moderno".
Seus conceitos fundamentavam-se num jogo posicional. Defendia que os "ataques brilhantes" da era romântica eram na verdade resultado de uma defesa muito fraca. Introduziu o conceito de ataque fundamentado, pelo contínuo acúmulo de pequenas vantagens.
Judeu, nascido no Império Austríaco, aprendeu Xadrez com o Pai. Estudou em Viena, onde havia uma grande tradição do Xadrez. Ganhava algum dinheiro jogando por apostas e abandonou a escola politécnica e uma promissora carreira de engenheiro para se dedicar totalmente ao Xadrez, tornando-se o melhor jogador de Viena.
Em 1862, quando foi organizado o segundo torneio internacional em Londres, Steinitz então com 26 anos foi escolhido para representar a Sociedade Vienense. Ficou em sexto entre 14 participantes, com Anderssen como Campeão. Sua partida contra Mongredien foi notável (ver link abaixo).
Depois do torneio passou a residir em Londres, onde ganhou o título "o Calabrês Moderno", numa alusão a Greco. Em Matches passou a derrotar os Mestres, entre eles Blackburne, Deacon, Mongredien e por fim Anderssen, considerado o melhor de todos na época.
No entanto sua performance em torneios não foi tão espetacular: 3º em Paris, 1867 e segundo atrás de Anderssen em Baden-Baden, 1870. Foi após essas derrotas que surgiu a reflexão sobre o jogo simplesmente combinatório mostrar-se muitas vezes falho e a necessidade da boa defesa e de se conseguir superar o adversário com pequenas vantagens.
Agora com um jogo estrategicamente diferenciado, em 1872 venceu o torneio internacional de Londres e em 1873 em Viena, sendo finalmente apontado como o melhor do mundo.
Entre 1877 e 1882 não jogou nenhum torneio ou Match de importância, vivendo apenas de exibições. Em 1882 jogou o torneio de viena e dividiu com Zukertort o primeiro lugar, que despontava e viria a ser o Campeão do torneio de Londres no ano seguinte.
Passou a residir nos Estados Unidos a partir de 1883, naturalizando-se americano em 1888.
Em 1886 foi acertado um match entre Steinitz e Zukertort e o vencedor passaria a ser considerado Campeão do Mundo. O vencedor seria quem chegasse primeiro a 10 vitórias.
A Coroa de Steinitz durou de 1886 a 1894. Conservou o título em quatro matches disputados contra Zukertort, Chigorin (por duas vezes) e Gunsberg.
Perdeu o título para Lasker, que confirmou o título no Match revanche em 1897.
Em seus últimos dias ficou mentalmente perturbado, sendo internado em um asilo para doentes mentais. Queria jogar contra Deus e estava certo que venceria.

topo