Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

 


MIKHAIL TAL
MIKHAIL TAL

 

Mikhail Nekhemievich Tal, (Riga, 9 de novembro de 1936 — Moscou, 28 de junho de 1992) foi um enxadrista letão soviético conhecido pelo seu estilo agressivo de jogo e por ter sido o oitavo Campeão Mundial de Xadrez (1960-1961). Ademais, "Misha", frequente diminutivo usado para seu nome, também é considerado um renomado escritor de xadrez até hoje.
Ele nasceu em Riga, na República da Letónia, numa família judia. De acordo com seu amigo Gennadi Sosonko, o verdadeiro pai de Misha era um amigo da família identificado como "Tio Robert". Entretanto, sua terceira esposa, Angelina Mikhailovna, em uma reportagem para a FACTS, quando esta já era viúva, afirma que: "Sim, tio Robert morava na família Taley. Mas ele era apenas uma pessoa próxima, e não o pai de Mikhail Tal. Após a morte de seu pai, Dr.Nehemiah Tal, Misha perdeu as pernas por um longo tempo com a experiência [...] como se pode dizer depois disso que Nehemiah Tal é seu padrasto?!" Ademais, Tal nasceu com apenas três dedos na mão direita dada a complicações na gravidez de sua mãe e, apesar disso, seus conhecidos frequentemente relatam sobre sua habilidade no piano.
Desde o início de sua vida, Tal sofreu com problemas de saúde. Ele aprendeu a ler com três anos, com oito anos ele aprendeu xadrez enquanto assistia seu pai (um doutor e pesquisador) e foi permitido a dar início aos seus estudos universitários com apenas 15 anos.
Pouco tempo depois, Tal se juntou ao clube de xadrez do Movimento dos Pioneiros, no Castelo de Riga. De início, não demonstrava nada de excepcional, porém ele trabalhou pesado em melhorar. Alexander Koblents começou a ensiná-lo em 1949 e Tal rapidamente melhorou consideravelmente, até que em 1951 ele foi qualificado para o Campeonato de Xadrez da Letónia. No Campeonato de Xadrez da Letónia de 1952, Tal terminou na frente de seu treinador. Misha ganhou o campeonato pela primeira vez em 1953 e recebeu o título de Candidato a Mestre. Após derrotar Vladimir Saigin nas qualificatórias em 1954, Tal recebeu o título de Mestre Soviético. Foi também nesse ano que Tal conquistou sua primeira vitória contra um Grande Mestre, quando Yuri Averbakh perdeu por tempo em uma posição de empate. Misha se graduou em literatura pela Universidade da Letônia, onde escreveu teses sobre os trabalhos sátiros de Ilf e Petrov, além de lecionar em Riga por um tempo no início de seus vinte anos. Ele foi membro da Sociedade Esportiva de Daugava e representou a Letónia nas competições em equipe internas da União Soviética.

 

topo