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Problemas de Xadrez
Problemas de Xadrez

 

Problemas de Xadrez

Os problemas são situações enxadrísticas especiais que causam perplexidade, pois são apresentados de acordo com uma ideia ou combinação de ideias planejadas.
Os problemas apresentam criativas oportunidades para o estudo da ciência do final de partida. Esses exercícios ajudam no desenvolvimento da habilidade necessária à exploração dos poderes das peças, no planejamento de combinações eficientes e na produção de mates sem a execução de lances desnecessários.
Os especialistas em problemas são classificados em duas áreas: Compositor (quem faz) e Solucionista (quem resolve).
Os problemas dividem-se em muitas categorias. A seguir algumas delas:
a) Diretos: Problema tradicional onde as brancas buscam o mate e as negras tentam se defender.
b) Ajudados: as negras ajudam as brancas a darem mate. Dizendo assim aparenta ser fácil a resolução, mas na verdade não é.
c) Retroanálise: são classes especiais de problemas onde a legalidade da posição é fundamental para a solução.
d) Inversos: neste caso as brancas obrigam as negras a lhes darem mate.

Problema 01


O poder defensivo de uma peça pregada é apenas imaginário.” – Aaron Nimzovich

Toda segunda feira publicamos uma composição para ser comentada e resolvida pelos leitores. Na segunda feira seguinte publicamos a sua solução e uma nova composição.

As composições são selecionadas entre os formatos usados nos campeonatos mundiais de solução: mates em 2, mates em 3, mates em mais de 3 movimentos, inversos, ajudados e estudos. Em boa parte dos casos selecionamos composições utilizadas em competições oficiais.

Para esta semana selecionamos um mate direto em 3 movimentos que foi utilizado no primeiro Campeonato Mundial de Soluções, em Malinska (na época Iugoslávia), 1977.

Mate em3

Problema da Semana 20 - Mate em 3

 

Nos campeonatos mundiais a seção de diretos em 3 é formada por 3 problemas que devem ser resolvidos em 60 minutos.

Para a solução de mates diretos em 3 movimentos em competições oficiais é necessário indicar todos os lances e variantes até o último movimento das brancas antes do mate. A anotação se inicia com a chave, a ameaça ou indicação de zugzwang (que vale pontos!), todas as defesas pretas e as respostas das brancas para estas defesas. Defesas das pretas que levam mate em menos movimentos que o estipulado não precisam ser anotadas.

A pontuação máxima é de 5 pontos mas soluções parciais recebem uma fração destes valor.

Boa sorte!

Abaixo listamos a solução do problema da semana passada. Os números entre parênteses indicam a pontuação recebida por cada movimento encontrado e anotado pelo solucionista naquela competição.


Mate em 2

Inverso em 2Solução:
1.
 Cb:
d4! [5]



Problema 02


Alguns sacrifícios são corretos, o outros são meus.” – Mikhail Tal

Toda segunda feira publicamos uma composição para ser comentada e resolvida pelos leitores. Na segunda feira seguinte publicamos a sua solução e uma nova composição.

As composições são selecionadas entre os formatos usados nos campeonatos mundiais de solução: mates em 2, mates em 3, mates em mais de 3 movimentos, inversos, ajudados e estudos. Em boa parte dos casos selecionamos composições utilizadas em competições oficiais.

Para esta semana selecionamos um problema de mate em 3 que foi utilizado no Campeonato Filandes de 2003.

Mate em 3.

Nos campeonatos mundais a seção de mates em tres é formada por 3 problemas que devem ser resolvidos em 60 minutos.

Para a solução de mates em tres movimentos em competições oficiais é necessário indicar o primeiro lance branco (chave), a possível ameaça das brancas (ou indicar que há zugzwang) e anotar todas as variantes até o último lance branco ANTES do mate.
Não é necessário indicar defesas pretas que levem ao mate em menos movimentos que o indicado pelo enunciado da composição.

A pontuação é contabilizada de acordo com as variantes do problema. Em geral a chave conta um ponto, a ameaça, se houver, conta um ou meio ponto e as variantes contam um ponto ou fração. O total deste pontos e frações é sempre cinco.

Boa sorte!

Abaixo listamos a solução do problema da semana passada. Os números entre parênteses indicam a pontuação recebida por cada movimento encontrado e anotado pelo solucionista naquela competição.


Mate em 3

Inverso em 2Solução:
1. Cd4! [1] (2. Df3+ [1])
1. … R:d4 2. De2 [1]
1. … Rf4 2. Bd6+ [1]
1. … Ce6 2. Cc6 [1]


Problema 03


Não tenho dificuldades em compreender as combinações de Alekhine; mas de onde ele retira suas oportunidades de ataque e cria tanta vida desde a abertura – isto está além da minha capacidade.” – Rudolf Spielmann

Toda segunda feira publicamos uma composição para ser comentada e resolvida pelos leitores. Na segunda feira seguinte publicamos a sua solução e uma nova composição.

As composições são selecionadas entre os formatos usados nos campeonatos mundiais de solução: mates em 2, mates em 3, mates em mais de 3 movimentos, inversos, ajudados e estudos. Em boa parte dos casos selecionamos composições utilizadas em competições oficiais.

Para esta semana selecionamos um problema de mate em 3 que foi utilizado na Copa Astral, Romênia, no ano de 2001.

Mate em 3.

Nos campeonatos mundais a seção de mates em tres é formada por 3 problemas que devem ser resolvidos em 60 minutos.

Para a solução de mates em tres movimentos em competições oficiais é necessário indicar o primeiro lance branco (chave), a possível ameaça das brancas (ou indicar que há zugzwang) e anotar todas as variantes até o último lance branco ANTES do mate.
Não é necessário indicar defesas pretas que levem ao mate em menos movimentos que o indicado pelo enunciado da composição.

A pontuação é contabilizada de acordo com as variantes do problema. Em geral a chave conta um ponto, a ameaça, se houver, conta um ou meio ponto e as variantes contam um ponto ou fração. O total deste pontos e frações é sempre cinco.

Boa sorte!

Abaixo listamos a solução do problema da semana passada. Os números entre parênteses indicam a pontuação recebida por cada movimento encontrado e anotado pelo solucionista naquela competição.


Brancas jogam e ganham

Inverso em 2Solução:
1. Cc2+! Ra2 [1]
2. Cb4+ Ra1 [1]
3. Da2+ b:a2 [1]
4. Cc6 ~ 5. Cd4 [1] > 6. Cb3/Cc2#
2. … Ra3 3. Cd3 B:d3
4. Dd6+ Ra2 5. Dd5!
+- [0,5] Bb5 6. Da8+
1. … B:c2 2. Db8 [0,5] Bb1 3. D:b3+-

 

 

Problema 04


Xadrez, antes de tudo, é arte.” – Mikhail Tal

Toda segunda feira publicaremos um problema, para ser comentado e resolvido pelos leitores. Na segunda feira seguinte publicaremos a sua solução e uma nova composição.

As composições serão selecionadas entre os formatos usados nos campeonatos mundiais de solução: mates em 2, mates em 3, mates em mais de 3 movimentos, inversos, ajudados e estudos. Em boa parte dos casos estaremos selecionando composições utilizadas em competições oficiais.

Para a quarta semana selecionamos um problema de mate em tres movimentos que foi utilizado no campeonato finlandes de soluções do ano 2000.

Mate em 3 lances

Mate em 3

Nos campeonatos mundais a seção de mates em tres é formada por 3 problemas que devem ser resolvidos em 60 minutos.

Para a solução de mates em tres movimentos em competições oficiais é necessário indicar o primeiro lance branco (chave), a possível ameaça das brancas (ou indicar que há zugzwang) e anotar todas as variantes até o último lance branco ANTES do mate.
Não é necessário indicar defesas pretas que levem ao mate em menos movimentos que o indicado pelo enunciado da composição.

A pontuação é contabilizada de acordo com as variantes do problema. Em geral a chave conta um ponto, a ameaça, se houver, conta um ou meio ponto e as variantes contam um ponto ou fração. O total deste pontos e frações é sempre cinco.

Boa sorte!

Abaixo listamos a solução do problema da semana passada. Os números entre parênteses indicam a pontuação recebida por cada movimento encontrado e anotado pelo solucionista naquela competição.


Mate em 2

Mate em 2Solução:

1. Db7? Th7/Cf7/Te8 2. b4/Cb3/Db6 mas 1. … Te4!
1. Dg4? Cf7/Te8/Th7 2. Tc4/b4/Dd4 mas 1. … Bd5!
1. De6![5] Te8/Th7/Cf7 2. Cb3/Tc4/Dd5#

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