Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
1


Partilhe esta Página

 


XADREZ ONLINE
XADREZ ONLINE

 

 

 

Praticamente todas as atividades intelectuais beneficiam a memória. Isso porque, em maior ou menor medida, sempre que se processa algo por meio de funções cognitivas a memória precisa ser acionada para auxiliar no processamento e na decodificação da informação. E isso acontece com o xadrez.

Enquanto joga xadrez, o jogador precisa armazenar e evocar suas memórias acerca das regras do xadrez e dos movimentos das peças do jogo, os quais serão mencionados posteriormente. E durante este processo, o jogador trabalha a chamada memória de longo prazo. Igualmente, ele precisa manter sua estratégia e seus movimentos recentes em sua memória para que possa planejar uma boa estratégia, e isso ele faz graças à sua memória de trabalho.

Raciocínio lógico aumentado

Quando você joga xadrez, você estimula seu raciocínio lógico para criar boas estratégias e atacar seu adversário. Fazendo isso frequentemente, você pega o hábito de estimular seu raciocínio lógico, bem como sua inteligência lógica e matemática. Logo, um dos motivos para a prender a jogar xadrez é o fato de que tal atividade beneficia o desempenho da cognição e do raciocínio lógico.

Interação social

Atualmente nossas interações sociais costumam ser mediadas por aparelhos digitais. Todavia, dependemos das interações sociais tanto quanto dependemos do oxigênio. Não há saúde nem qualidade de vida em uma pessoa que fica totalmente privada da interação social com semelhantes.

E o jogo de xadrez, assim como outras modalidades esportivas, ajuda a promover a interação social. E o melhor: a interação social se dá com pessoas que possuem similaridades, algo que também é fundamental para que o indivíduo se sinta acolhido e seguro.

A história do xadrez é bastante enigmática e há muita controversa associada à ela. Historiadores, curiosos e especialistas divergem ligeiramente acerca de sua origem. Contudo, acredita-se que seja possível afirmar que tenha surgido no continente asiático. Há ainda quem afirme que o jogo tenha sido originado na Índia, através do nome de Chaturanga.

Da Índia, o jogo de xadrez teria se espalhado através de diferentes países, incluindo Rússia, China, Pérsia e a própria Europa. Atualmente, o xadrez possui popularidade mundial, sendo praticado amplamente em praticamente todos os países e culturas.

Devido a suas peças, que lembram personagens e elementos de guerras medievais, existem alguns mitos acerca da história do xadrez envolvendo a possibilidade de que o jogo tivesse sido criado como forma de representar tais guerras. Há, ainda, quem acreditasse que o jogo na verdade fosse uma forma de Reis planejar estratégias para derrotar seus adversários em grandes batalhas.

Essas hipóteses não são totalmente descartadas, mas o mais provável é que, caso em algum momento da história o jogo de xadrez tivesse servido de fonte de inspiração para elaboração de estratégias de guerra, tal fato tivesse ocorrido mais por coincidência do que por intenção premeditada.

Antes dos primeiros contatos, muitas pessoas temem que o jogo de xadrez seja extremamente difícil. Isso porque o jogo de xadrez é diferente de outros jogos, de modo que não há como saber exatamente como funciona o jogo de xadrez até que a pessoa tenha a oportunidade de praticar. Mas como você poderá perceber, o funcionamento do jogo de xadrez é relativamente simples.

 

 

 

topo